Aprenda como fazer promoção no e-commerce – O guia iniciante

15/07/2020 Bruno Viana
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Como fazer promoção no e-commerce

Vivo dizendo por aqui que gerenciar um e-commerce é muito parecido com a forma que se gerencia uma loja física.

Sim, há muitas diferenças gritantes, como a forma de fazer marketing, a forma de abordar clientes, etc, mas no fim das contas uma loja virtual é um negócio como outro qualquer, mas utilizando um canal diferente.

Assim como qualquer loja você tem que acompanhar métricas, tem que emitir nota, tem que se preocupar em cortar custos, etc.

E como qualquer outro negócio você precisa pensar em promoções se quiser atingir objetivos mais rápido.

Devido ao meio em que a venda ocorre as promoções irão variar um pouco de como é feito no mundo físico, por isso neste post vou falar para você como elaborar uma promoção e quais os modelos.

Como elaborar uma promoção

Antes de criar a promoção é preciso entender como elaborar uma. Muita gente cai na besteira de aplicar um desconto para algum produto e achar que está fazendo promoção, mas no fim das contas não atinge resultado algum e fica sem saber por que.

Para que isso não ocorra com você é preciso entender primeiro os seguintes pontos:

1. Defina seu objetivo

Muita gente pensa que uma promoção é feita para conseguir mais vendas, mas isso não é verdade. A verdade é que conseguir mais vendas é um meio para atingir um objetivo estratégico da empresa e aplicar promoção é uma tática que vai te ajudar nisso.

Por exemplo, suas campanhas estão te trazendo em torno de R$50.000 em vendas todos os meses, mas você quer faturar mais sem ter que dobrar seu investimento em Marketing. O que você faz?

Analisando seus números você descobre que cada compra nova um cliente gasta em média R$100 e decide que quer fazer com que cada novo cliente gaste no mínimo R$200 por pedido.

Parabéns, você acabou de definir um objetivo.

Nada te impede de ter como objetivo “vender mais“, porém manter um objetivo simples como esse não é muito inteligente. Procure sempre colocar um número no seu objetivo, logo ele poderia ser “Alcançar R$100.000 em vendas“.

2. Planeje antes de executar

Uma vez que você sabe seu objetivo é hora de botar a cabeça para funcionar. Quais os passos para chegar ao objetivo?

Nesta fase o maior cuidado que você deve ter é na definição do produto e do público certo para este produto. Qual melhor produto para atingir o objetivo? Quem são as pessoas que mais facilmente compram este produto? Depois de definido isso qual canal irá usar para atingi-los?

3. Prazo de duração

Toda campanha precisa ter um prazo de duração bem definido e bem comunicado. Isso irá disparar um gatilho de escassez e urgência na cabeça das pessoas.

Enquanto elas não entenderem que precisam correr para aproveitar, e que essa oferta é única, elas não irão se mexer para comprar.

4. Aproveite datas comemorativas

Datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, etc, são datas que estimulam o consumo. É algo natural, as pessoas estão ativamente buscando comprar, logo você não precisa de muito esforço.

Porém é imprescindível ter um diferencial e criatividade na hora de montar sua campanha.

Portanto no planejamento da sua promoção verifique se não há alguma data onde ela possa ser encaixada para alavancar seus resultados.

Modelos de promoção

Agora que você já entende o que deve fazer antes de pensar na promoção, você deve escolher qual tipo de promoção vai te levar ao seu objetivo e impactar melhor seu público.

As mais utilizadas são:

Descontos fixos

Essa técnica é muito utilizada por quem possui produtos encalhados no estoque ou, no caso de quem vende moda, para estimular compra de peças de coleções antigas.

Basicamente você oferece uma porcentagem ou um valor em dinheiro de desconto na hora de certos produtos. É a famosa liquidação.

Brindes

Brindes funcionam como um bônus, que irá aumentar o valor percebido da sua oferta. Quem não gosta de ganhar algo de graça?

A dica aqui é oferecer brindes que tenham relação com o produto que o cliente está comprando, para que a percepção de valor seja maior.

Por exemplo, se você oferecer uma garrafa térmica para quem está comprando um sapato não tem tanto sentido, mas para quem está comprando materiais de camping faz totalmente.

Frete grátis

O frete é disparado o maior fator de abandono de carrinhos no e-commerce. Criar condições de frete grátis pode ser um grande estimulador de compras.

Ao adotar essa estratégia sempre faça uma das duas coisas: adicione o valor do frete ao preço do produto ou ofereça uma condição que valha a pena você pagar o frete como, por exemplo, frete grátis acima de R$150.

Convide um amigo

Alguns e-commerces apostam na indicação de um amigo para aumentar seu número de clientes.

Nesse caso ofereça descontos ou pontos para quem indicar amigos e os mesmos se cadastrarem ou comprarem.

Desconto progressivo

Uma ótima técnica para aumentar o ticket médio é oferecer descontos de acordo com quem o cliente compra mais de um mesmo produto. Seria algo assim:

  • Levando 1 unidade: 0% de desconto
  • Levando 3 unidade: 10% de desconto
  • Levando 5 unidade: 15% de desconto
  • Levando 10 unidade: 30% de desconto