Como proteger os dados da sua empresa

17/09/2021
3 min de leitura
0
Amou?

GUEST POST

É no mínimo assustador as notícias sobre segurança da informação. Nós vemos que plataformas que investem milhões ou até bilhões de dólares em segurança são invadidas. Um bom exemplo disso foi a fraude de bitcoin que foi arquitetada com o Twitter como pedra angular. Se isso pode acontecer com empresas de nível internacional, imagine o quão vulnerável uma empresa nacional ou até uma micro empresa está. Com isso em mente, separamos neste artigo alguns passos que você deve tomar para proteger os dados da sua empresa.

Use software livre

Software livre é o mesmo que software de código aberto. O termo geralmente se refere a sistemas operacionais que tem o código fonte aberto para seus usuários. O Linux e suas distribuições são os mais conhecidos do tipo. O que esses programas tem de tão especial é o fato de que a comunidade de usuários (Geralmente hackers do bem ou programadores do mundo todo) pode ajudar os desenvolvedores com dicas, correções de falhas e etc. Imagine um software desenvolvido de forma comunitária com a ajuda dos melhores programadores que existem no mundo. Essa é a realidade dos softwares livres. Sistemas operacionais como o Windows são bastante populares, mas não muito seguros. Se quer proteger os dados da sua empresa, comece a utilizar software livre. Estamos falando de você, de todos os empregados, dos sistemas operacionais rodando no servidor e etc.

Ofereça treinamento sobre segurança da informação

O típico funcionário de uma empresa brasileira, com exceção das empresas de informática, não tem conhecimentos básicos sobre segurança da informação. São as típicas vítimas de ataques de phishing e similares. Esses funcionários podem ser enganados por pessoas com intenções ruins que vão usar engenharia social para obter informação privilegiada. Um bom empreendedor vai contratar profissionais competentes para ensinar seus funcionários o básico sobre segurança da informação. Coisas como não compartilhar senhas, não acessar websites desconhecidos e etc.

Utilize um bom antivírus

Se você não pode utilizar software livre na sua empresa, o que é compreensível já que seria necessário treinar os funcionários para usar esse tipo de programa, você deve tomar cuidados especiais para utilizar softwares convencionais como o Windows. Um desses cuidados é sempre usar um antivírus de confiança nas máquinas da sua empresa. Não estamos falando de simplesmente usar os antivírus de marcas confiáveis, mas sobre ir além e utilizar um antivírus pago. As versões gratuitas de antivírus são apenas demonstrativos do que a versão paga é capaz de fazer. É claro que algumas empresas oferecem versões gratuitas tão boas que são capazes de proteger o usuário comum. Mas quando falamos de uma empresa que está preocupada com a segurança de seus dados, usar versões pagas é sempre melhor.

Utilize um bom VPN para acesso remoto

Um VPN é uma rede privada dentro de uma rede pública. Por exemplo, uma rede privada de uma empresa dentro da internet. Na pandemia de COVID-19, muitos funcionários tiveram que trabalhar no modelo home office. Em alguns casos, foi necessário acessar o servidor da empresa remotamente, fazer reuniões online e etc. Para isso, geralmente usamos a internet. O que nem todos sabem é que a internet é um pouco vulnerável. Através do VPN, você adiciona uma camada extra de proteção e segurança.

Reconheça que o fator humano é muito mais perigoso que qualquer ameaça

Mesmo os melhores softwares do mundo não serão capazes de operar sozinhos. Será necessário em algum ponto a intervenção humana. Por exemplo, vamos pegar o caso do software livre, um programa muito mais seguro do que os softwares de código fechado. Eles são ótimos no quesito segurança, mas ainda assim estão suscetíveis as ações de seus usuários. Por exemplo, um empregado de uma empresa que recebeu um email da suposta provedora de internet pedindo para que seja enviado a senha da rede para um reset de manutenção. Pode parecer tolice para os mais atentos, mas há pessoas que vão entregar as senhas sem pensar duas vezes. É por isso que falamos que é necessário oferecer treinamento sobre segurança da informação para os empregados de uma empresa.

Evite a inovação por um tempo

Os últimos lançamentos tecnológicos são um atrativo enorme para muita gente. Mas eles podem apresentar fogo amigo já que não foram amplamente testados e ainda não são estáveis. Por exemplo, vamos analisar o caso da Alexa, produto da Amazon. Trat

a-se de um assistente virtual capaz de reconhecer comandos por voz. Todo mundo ficou maravilhado com a invenção até que notícias de vazamento de dados começarem a surgir. Inclusive, a própria Amazon admitiu que os funcionários da empresa são capazes de ouvir conversas dos usuários do produto.

Considerações finais

Bom, essas foram algumas dicas sobre como proteger os dados da sua empresa. Como dica final, gostaríamos de indicar para você que se atualize com frequência. Acompanhe notícias sobre tecnologia e etc. Pode ajudar bastante.