Quando você precisa de uma plataforma de loja virtual sob demanda

14/04/2016 Lahisla Vilar
2 min de leitura
0
Amou?

loja virtual sob demanda

Uma das etapas mais importantes da criação de um e-commerce é a escolha da plataforma, já que ela é o sistema responsável pela visualização e pelo gerenciamento da sua loja virtual.

Como eu já disse aqui no blog, os tipos de plataforma de loja virtual se dividem em: plataformas open source, plataformas alugadas e plataformas exclusivas ou próprias. Esta última opção é pouco usada pois requer um investimento muito alto e muitas horas de uma equipe de desenvolvedores para criar uma plataforma do zero e exclusivamente para a sua empresa. Portanto, quando falo em plataforma de loja virtual sob demanda, me refiro a uma plataforma open source moldada para atender o máximo possível das suas necessidades.

>>Leia também: Quais são os custos para montar uma loja virtual

Quando comparadas as duas opções viáveis para pequenas e médias empresas, a plataforma alugada (ou pronta ou SaaS) tem um custo menor e um tempo para configurações mínimas também muito mais curto. Para quem tem poucos recursos para investir, a plataforma alugada é uma boa opção. Mas para quem quer uma loja virtual que atenda às necessidades específicas do seu negócio, com uma combinação personalizada de funcionalidades e sem limites de produtos ou visualizações, a plataforma sob demanda é a melhor opção.

>>Leia também: Vantagens e desvantagens de uma plataforma de loja virtual pronta

Para que você faça uma escolha ainda mais consciente, vou compartilhar aqui algumas vantagens e desvantagens de optar por uma plataforma open source para o seu e-commerce.

Vantagens
– Todo o código da loja virtual é seu e você pode mudar de desenvolvedor ou empresa de desenvolvimento no momento que quiser.
– A comunidade desenvolvedora de plataformas open source está sempre aperfeiçoando seus sistemas e trazendo inovações para o mercado.
– Por ter código aberto, a plataforma open source pode ser estudada, modificada e aprimorada por qualquer desenvolvedor ou empresa que possua qualificação técnica para moldar a plataforma às suas necessidades.

Desvantagens
– Não tem suporte direto, por isso você precisa contratar uma empresa especializada para isso.
– Precisa de manutenções regulares para que continue funcionando perfeitamente, o que também tem um custo relativamente alto com desenvolvedores.
– Precisa de servidores de alto desempenho, que suportem um sistema desse porte.

Espero conseguir ajudar você na sua escolha por uma plataforma. Planeje-se e boas vendas!