Relacionamento com o cliente: Como a plataforma de e-commerce pode ajudar

05/05/2016
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Conquistar um cliente novo custa mais caro do que vender novamente para quem já comprou. Essa afirmação não poderia ser mais verdadeira no e-commerce, onde a venda é feita através de uma interface, sem contato entre cliente e vendedor, e precisa muito mais da confiança do cliente para ter sucesso.

Se a confiança é uma das bases do sucesso de uma loja virtual, ela deve investir sempre em construir um relacionamento com o cliente, estabelecendo canais de comunicação eficientes, criando vínculos para impulsionar a compra e fidelizando consumidores.

A construção do relacionamento começa logo na primeira visita e logo após a primeira compra, por isso a sua plataforma de e-commerce precisa oferecer alguns recursos essenciais para a comunicação com o cliente.

→ Leia também: Vantagens e desvantagens de um ecommerce.

Atendimento ao cliente

O atendimento deve ser feito preferencialmente dentro do próprio ambiente da loja virtual. Isso facilita a vida do cliente, que não precisará abrir sua caixa de e-mail ou fazer uma ligação telefônica para tirar suas dúvidas antes de realizar a compra. Além disso, quanto mais fácil for o contato com a loja, mais confiança o usuário terá para concluir o seu pedido. Como já falei aqui no post, confiança é uma das bases para o sucesso de um e-commerce.

O chat online é uma das ferramentas que mais geram confiança nos usuários para concluir a compra, pois a comunicação com o atendimento da loja virtual acontece muito mais rápido e dentro da própria plataforma de e-commerce. Por isso, em relação à sua plataforma, é importante verificar se ela tem o recurso de chat online disponível ou se tem compatibilidade com ferramentas de chat online, como o Zopim e outras.

Leia também: Como ter um bom pós venda 

E-mails transacionais

Os e-mails transacionais são as mensagens de e-mail que você recebe após fazer uma compra em uma loja virtual. Elas atualizam o cliente do status do pedido e são enviados para confirmar a compra, avisar que o pagamento foi aceito, avisar que o pedido foi enviado e que já consta como entregue. Algumas lojas têm o cuidado de também enviar e-mails com pesquisas de satisfação do cliente, o que contribui ainda mais para construir relacionamento.

Essas mensagens devem ser enviadas automaticamente pela plataforma de e-commerce, pois à medida que o número de pedidos for crescendo, não é possível enviar esses e-mails manualmente. Portanto, verifique se a plataforma que você escolher envia esses e-mails transacionais e permite a configuração e a customização deles para atender às necessidades do seu negócio.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade no e-commerce conseguem com bastante sucesso atrair os clientes para comprarem novamente na sua loja virtual. Para fazer clube de pontos, distribuição de cupons de desconto e outras ações do tipo, a sua plataforma deve ter esse recurso ou permitir que a funcionalidade seja desenvolvida.

Os recursos de programas de fidelidade são mais difíceis de encontrar em plataformas alugadas, mas podem ser desenvolvidas em plataformas open source, como a plataforma Magento.

→ Conheça o Shopzen, a plataforma de e-commerce alugada da Bleez.

Boas escolhas em relação à plataforma vão aumentar as suas chances de sucesso. Pesquise, planeje-se e boas vendas!