Reputação da loja virtual: 5 dicas para quem está começando

20/04/2020 Wandeson Felipe
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Reputação da loja virtualA reputação da loja virtual é uma das principais preocupações enfrentadas por quem está iniciando no comércio online de bens e serviços.

Apesar do nível de confiança e do número de compras realizadas no e-commerce terem aumentado, é muito comum as pessoas comprarem apenas das lojas que já conhecem.

Podemos dizer que este é um comportamento de compra defensivo, onde os consumidores não abrem mão da comodidade de comprar online, mas prezam pela segurança acima de tudo.

Para fazer com que seu negócio ganhe notoriedade e gere confiança nos internautas, é preciso adotar uma série de estratégias que vão dar maior credibilidade para sua loja.

Se você acabou de criar seu e-commerce, esse conteúdo é pra você! Iremos te dar 5 dicas práticas para você aplicar e melhorar a reputação da loja virtual.

Como melhorar a reputação da loja virtual?

Existe um longo período para ser percorrido, mas de imediato, estes são os principais elementos e fatores que podem contribuir para o aumento da reputação da loja virtual:

  1. Página de “Quem somos”
  2. Depoimento dos cliente
  3. Política de garantias e trocas
  4. Selos de segurança
  5. Reclame aqui

Além de melhorar a reputação, todos esses fatores contribuem para uma melhor experiência do consumidor no e-commerce.

Para melhor entendimento, iremos explicar e exemplificar o que pode ser feito em cada um deles.

1 Página de “Quem somos”

A página de “Quem é somos” é essencial para qualquer loja virtual que esteja começando, pois os clientes precisam saber quem você é e que tipo de produto ou serviço comercializa.

Porém muitos ignoram esta página ou preenchem com informações vagas e imprecisas, perdendo assim a oportunidade de se mostrar para o público.

Veja o que você pode fazer para incrementar esta página com informações ricas e precisas:

  • Conte a história da sua empresa, descrevendo as inspirações e motivações que levaram a criação da loja;
  • Descreva a missão, visão e valores da empresa;
  • Divulgue as ações e causas sociais que a empresa apoia;
  • Exponha a personalidade da marca;
  • Insira depoimentos dos fundadores e/ou funcionários;
  • Use vídeos e imagens para mostrar visualmente quem é a sua empresa.

2 Depoimentos de clientes

Para uma loja virtual que ainda não é muito conhecida, os depoimentos dos clientes serão um dos principais fatores que irão convencer outras pessoas a comprarem com você.

A opinião do cliente é uma prova social que faz parte dos gatilhos mentais para e-commerce mais utilizados para reforçar a credibilidade do seu negócio.

Os consumidores estão de modo geral cada vez mais informados e buscam constantemente saber a opinião dos familiares, amigos ou pessoas que já adquiriram o produto.

Veja o que você pode fazer conseguir esses depoimentos:

  • Uma forma eficiente de fazer as pessoas comentarem sobre os produtos adquiridos é fazer com que eles queiram comprar novamente na sua loja, por isso ofereça descontos;
  • Ofereça todos os formatos possíveis de depoimentos (texto, vídeo, áudio);
  • Assim que receber um novo depoimento, certifique-se de compartilhá-lo na loja virtual e nas redes sociais
  • Se receber comentários negativos, tente sempre pedir desculpas, entender o problema e convidá-lo a voltar na loja para provar que foi uma situação atípica e não cotidiana.

3 Política de trocas e garantias

Um dos maiores problemas enfrentados por consumidores online é não poder sentir ou tocar o produto, ficando dependente das informações disponibilizadas pela loja.

Adotar uma boa política de garantias e trocas garantirá maior transparência e segurança para o cliente antes e depois da compra, pois caso haja algum problema, o cliente terá devolver ou trocar.

Veja como criar sua política de garantias e trocas:

  • Primeiramente procure entender a legislação em relação aos direitos do consumidor para não infringir nenhuma regra;
  • Use uma linguagem de fácil entendimento e seja específico ao escrever as condições necessárias;
  • Use o formato de perguntas e respostas para ficar mais intuitivo;
  • Antes de finalizar a compra, sempre solicite que o cliente concorde os termos da política de troca e devolução;
  • Contrate um operador logístico para dar maior agilidade e rapidez a esse serviço.

Uma dica: Fique atento aos motivos que levaram o cliente a realizar a troca/devolução, para otimizar esses processos e melhorar as operações logísticas no e-commerce.

4 Selos de segurança

Quem nunca ficou com receio de colocar seus dados pessoais em uma loja online e ser vítima de eventuais fraudes ou clonagens?

Além de proporcionar maior segurança para os clientes, o Google interpreta os selos de segurança como algo positivo para o posicionamento orgânico.

Por isso, é imprescindível deixar em evidência dentro da loja virtual que seu negócio é seguro e possui navegação confiável.

Veja como você pode fazer:

  • Utilize um Certificado SSL / HTTPS em todo seu site;
  • Insira os selos de segurança no rodapé e principalmente na página de checkout;
  • Certifique-se que sua plataforma e softwares estejam sempre atualizados;

Confira outros passos de como criar uma loja virtual segura!

Duas dicas de selos:

  • Selo Ebit: O selo Ebit mostra o quão confiável é uma loja com base em um levantamento realizado com pessoas que já compraram no local;
  • Selo RA1000: Emitido pelo ReclameAqui, onde os usuário buscam por reclamações da sua loja. Quanto menos reclamações, maiores são as chances dele comprar com você.

5 Reclame aqui

O Reclame aqui surgiu da necessidade de ajudar clientes indecisos a saberem informações sobre alguma loja ou empresa da qual deseja comprar.

O seu principal objetivo aqui será analisar e solucionar as insatisfações dos clientes, a fim de que a pontuação da sua loja no site seja satisfatória.

Veja o que fazer com as reclamações:

  • Primeiramente, em hipótese alguma você deve ignorar as reclamações;
  • Responda o mais rápido possível, pois a agilidade interfere na pontuação;
  • Não crie respostas prontas ou imprecisas, seja claro e vá direto ao ponto;
  • Não tente inventar desculpas. O melhor a se fazer é reconhecer o erro e propor uma solução imediata.

Conclusão

Viu como é importante melhorar a reputação da loja virtual?

Colocando essas dicas em prática você estará gerando credibilidade para seu negócio, aumentando o nível de confiança dos visitantes e consequentemente gerando vendas para seu e-commerce.

 

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