SEO básico para cadastrar produtos na sua loja virtual

30/01/2018 Sarah Patrício
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As estratégias de SEO básico é o mínimo que sua loja virtual precisa ter para começar a ser indexada pelo o Google.


Não é segredo para ninguém a importância de uma loja virtual ocupar as primeiras posições na pesquisa orgânica do Google, confere?!

Acontece que para uma loja virtual ser indexada pelo o Google, é necessário seguir algumas técnicas essenciais logo após a criação da sua loja virtual.

Pensando nisso, criamos esse post para te ensinar como você pode usar o SEO básico para cadastrar produtos na sua loja virtual.

SEO básico para cadastrar produtos

Quando falamos de SEO (Search Engine Optimization) estamos falando de inúmeras estratégias que poderão te ajudar a ter resultados melhores no posicionamento orgânico do Google.

Embora exista milhares de técnicas bem mais avançadas, vamos abordar somente as técnicas mais essenciais.

Palavras-chave

À primeira vista parece ser uma aposta arriscada…

Já ouviu falar nas palavras-chave de cauda longa? Essa técnica muito usada, consiste no uso de 3 ou mais palavras!

Com ela você usar PALAVRAS-CHAVES MAIS GENÉRICAS, menos concorridas e que possibilitam maior probabilidade da loja virtual ser posicionada.

Digamos que queremos atrair um público para ler um conteúdo sobre Marketing digital, o mais fácil seria focar na palavra-chave “Marketing digital” correto?! ERRADO!

Essa palavra-chave têm uma concorrência maior no Google!

Tem uma galera muito grande buscando com esse termo, além de todas as empresas do ramo que estão em busca continuamente de serem indexadas por ela.

Um bom exemplo de palavras-chave de cauda longa que especificariam bem os interesses dessa galera que busca por ela seriam:

“Como fazer marketing digital”

“Guia definitivo de marketing digital”

“Blogs de marketing digital”

etc..

À primeira vista parece ser uma aposta arriscada, já que envolve palavras com menor volume de buscas e que não estão diretamente ligadas a palavra-chave foco.

Por outro lado, a estratégia de cauda longa possui um enorme ganho!

Trazendo a possibilidade de fazer as pessoas buscarem pela sua empresa e encontrar algo mais próximo da realidade de suas pesquisas!

Sem contar da concorrência, que será bem menor.

>> Para entender mais sobre as palavras-chave de cauda longa, clica aqui! <<

LEMBRE-SE:

As palavras-chave são muito importantes quando se trata de SEO básico para cadastrar produtos.

É a partir delas que o seu produto ou serviço será buscado pelo o seu público.

Tutorial: Como fazer uma pesquisa de palavras-chave de qualidade para o seu negócio

Imagens

Aproveite a indexação de imagens do Google…

Sempre que você incluir uma nova imagem na sua loja é preciso definir um padrão de renomeação.

É importante que todas as suas imagens, sejam renomeadas com o nome do produto e depois com o nome da sua marca separando-as com o traço (-).

Digamos que você está abrindo uma loja de roupas femininas, e você está cadastrando uma camiseta.

O nome da imagem poderia ser: camiseta-feminina-Nome-da-empresa.

Essa é uma ótima oportunidade de aproveitar a indexação de imagens do Google a fim de conseguir uma área de exposição

DICA MAIS QUE IMPORTANTE

Sempre que a sua loja virtual for acessada por um usuário é relevante que seja carregada o mais rápido possível!

Não existe coisa mais chata do que que entrar em um site e demorar para carregar concorda?!

Para que a sua loja tenha um carregamento rápido, é preciso tomar algumas precauções:

  • Salvar em qualidade reduzida

Sempre que você salva a sua imagem do photoshop para png por exemplo, é possível ajustar a qualidade da sua imagem.

Assim que você a salvar, o photoshop te dará um alerta com a opção de “qualidade”, nessa opção é possível ajustar de forma bem simples a qualidade da sua imagem.

O recomendado é que ela seja salva entre 6 e 9, mas esse ajuste fica a seu critério.

É importante ficar revendo a imagem sempre que ela for ajustada, para analisar se ela ficará com baixa resolução ou não.

Quanto mais conseguir baixar a qualidade da imagem de forma que a imperfeição não seja perceptível a olho nu, melhor!

Acredite, esse processo faz toda a diferença no carregamento das páginas da sua loja.

Logo após finalizar o processo anterior, é importante que você passe a sua imagem pelo o TinyPNG.

Essa ferramenta usa técnicas de compressão com perdas inteligentes para reduzir o tamanho de suas imagens.

Ao limpar a sua imagem, ela adquire menos bytes e em consequência fica mais leve.

O efeito é quase invisível e faz uma grande diferença no tamanho do arquivo!

Descrição

As descrições dos produtos precisam ser claras e exclusivas

Quando um usuário decide comprar online ele precisa de todas as informações possíveis!

Ele busca tanto especificações dos produtos (cor, espessura, tecido, altura, largura…) quanto frases para fortalecer a tomada de DECISÃO DE COMPRA.

É importante fazer uma junção dessas duas informações!

Se liga no exemplo de um cliente:

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Você pode ver no exemplo, que logo ao lado da imagem tem uma descrição que não está remetendo a venda mas sim a letra da música tema da camiseta.

Essa descrição, fortalece o contato do cliente com a marca, fazendo ele se sentir a vontade de finalizar o pedido.

Logo abaixo está escrito as especificações da camiseta (tecido, durabilidade e acabamento).

Essas especificações são voltadas para a venda e benefício que a camiseta trará para o cliente.

A junção dessas duas descrições fortalecem a tomada de decisão de compra do usuário, não restando sequer nenhuma dúvida sobre comprar o produto.

É importante ressaltar que a descrição dos produtos precisa ser clara e exclusiva de forma que convença o usuário a finalizar a compra.

Fique atento em não copiar de outro site; não repetir a descrição de um produto já cadastrado em outro e ser claro em todas as informações.

Para evitar obstáculos na hora de criar as descrições acessa esse link que a gente ajuda

É óbvio que existem uma infinidade de técnicas para melhorar a indexação.

Mas costumo dizer que esses são os primeiros passos para você começar a colocar em prática as técnicas de SEO básico para cadastrar produtos na loja.

Sem elas qualquer outra técnica não dará tanto resultado quanto deveria!

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entender mais sobre essa técnica?

Assiste esse vídeo prático sobre “O que é SEO e como conquistar os primeiros lugares no Google”