Social Ads: Alcance resultados com anúncios em mídias sociais

19/11/2015
3 min de leitura
0
Amou?

Social Ads

As mídias sociais se popularizaram no Brasil e com isso vieram os pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo em que o público da sua empresa pode estar massivamente presente nelas, a grande quantidade de conteúdo publicado diariamente exigiu desses sites que filtrassem o que é exibido para os usuários. Resultado: a sua empresa está tendo cada vez menos visualizações de posts orgânicos. Dos curtidores da sua página de empresa no Facebook, por exemplo, apenas 1% deles verão as suas postagens.

Os anúncios em sites de redes sociais, ou Social Ads, são uma solução para o baixo alcance que as publicações das empresas estão obtendo, além de ser uma forma de conquistar novos seguidores e divulgar ofertas de produtos e serviços. Para os sites de redes sociais, os anúncios são uma forma de monetizar o negócio deles, por isso os maiores como YouTube, Facebook, Instagram e Twitter já oferecem formatos de anúncios.

Em quais redes sociais eu devo anunciar?

Você deve anunciar nas redes sociais das quais o seu negócio faz parte, onde possui perfil ou página de empresa. Criar um perfil apenas para anunciar pode até levar visitantes para o seu site, mas não trará retorno em relacionamento com o cliente, o que é um dos bons motivos para fazer parte das mídias sociais e anunciar nelas.

Quanto custa anunciar em Social Ads?

O custo dos anúncios em mídias sociais varia bastante de um site para o outro. Em cada uma delas, existe um valor mínimo ou valor mínimo recomendado para anunciar. Vou comentar as principais:

YouTube: Os anúncios são feitos através do Google Adwords, escolhendo os formatos exibidos na Rede de Display do Google, e seguem o mesmo método de leilão de palavras-chave. Para o pagamento no boleto, o valor mínimo de pagamento é de R$50,00, e para pagamento no cartão de crédito não há limite mínimo.

Facebook Ads: O pagamento é feito com cartão de crédito internacional e ainda está sendo disponibilizada aos poucos a opção de boleto. Não há valor mínimo, mas a recomendação do próprio Facebook é de que a verba mínima seja de R$300,00 ao mês ou R$10,00 por dia.

Instagram: Os anúncios do Instagram são feitos através da ferramenta Gerenciador de Anúncios do Facebook e seguem as mesmas diretrizes em relação aos valores. Para o anúncio ser exibido no Instagram, é preciso escolher os formatos “Cliques no site” ou “Instalações do Aplicativo Móvel”, mas ainda não está disponível para todos os usuários.

Twitter: Não há valor mínimo para anunciar. Os valores dos anúncios são definidos por lance e o valor de cada lance é definido por você ou automaticamente pelo Twitter. Os valores recomendados para o lance variam de acordo com o formato, podendo ir de US$1,68 para campanha de “Cliques ou conversões no website” até US$23,00 para campanhas de “Geração de leads”.

Como faço para anunciar em mídias sociais?

Em cada mídia social existem diversos formatos de anúncios, que devem ser escolhidos de acordo com o objetivo da sua campanha. Para o e-commerce, todos os formatos do YouTube, os formatos “Cliques no site” e “Conversões no site” do Facebook, o formato “Cliques no site” do Instagram e os formatos do Twitter são alguns dos mais utilizados e que trazem bons retornos em vendas.

Cada site tem um tutorial próprio explicando cada formato e oferecendo ajuda para colocar os anúncios no ar. Confira os tutoriais do YouTube (Adwords), do Facebook/Instagram e do Twitter.

Algumas dicas importantes:

1. Impulsionar os melhores posts
Veja os posts que tiveram maior alcance ou maior engajamento (mais curtidas, comentários e compartilhamentos) e impulsione esses posts com anúncios.

2. Ofereça uma recompensa
Incentive os cliques no seu anúncio oferecendo brinde, frete grátis, desconto etc.

3. Leia as diretrizes e as regras de cada anúncio
Leia atentamente as políticas para a utilização dos anúncios para que eles não sejam reprovados ou saírem do ar de surpresa. No Facebook, por exemplo, os anúncios não podem ter mais de 20% de texto dentro das imagens.

4. Mensagem única em todos os cada canal
Cada mídia social tem uma linguagem própria, mas você deve manter a mesma mensagem em todos os anúncios, independente da mídia e do formato. Utilize a mesma chamada para todos eles, do vídeo no YouTube ao pequeno anúncio de texto do Adwords.

5. Monitorar e otimizar
Só monitorando os resultados dos anúncios (alcance, cliques, engajamento, conversão em vendas, entre outros indicadores) você vai saber se o seu investimento está sendo efetivo. A grande vantagem dos anúncios em mídias sociais é que você pode aumentar ou diminuir a verba, modificar textos e imagens dos anúncios e pausar a campanha na hora que quiser. Você tem liberdade para testar o que mais funciona pra você até mesmo com a campanha sendo veiculada.

Planeje-se e boas vendas!