Testes A/B: O que são e como usá-los para aumentar a taxa de conversão

09/05/2018 Sarah Patrício
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Resumo da tática

  1. O que são
  2. Qual a sua importância
  3. Principais variáveis para testes
  4.  Principais ferramentas
  5. Conclusão

Introdução

Acredito que o aumento das vendas seja o objetivo principal de todas as empresas que possuem uma loja virtual.

Afinal, quanto maior essa taxa, maior o ROI.

Quando se trata do marketing digital como um todo, qualquer detalhe por menor que seja, faz toda a diferença nos resultados.

Para isso, é preciso que sejam feitos testes e mais testes para alcançar o sucesso desejado, e para que esses testes sejam analisados da melhor forma possível, nós temos: os famosos Testes A/B

Iremos abordar neste post, a definição e as principais variáveis usadas, vamos lá!

O que são Testes A/B

Realizar Testes A/B é um método de teste formada pela a variação de elementos básicos e aleatórios entre duas variantes: A e B, com o objetivo principal de melhorar a porcentagem de aprovação ou confirmar uma hipótese levantada.

Por exemplo, você quer tentar algo novo no seu site ou em alguma página específica, mas ainda não conseguiu avaliar se essa ideia vai trazer resultados ou não, realizar testes A/B é uma ótima saída.

É importante ressaltar que as respectivas mudanças para os testes devem ser criados exclusivamente por você. Neste post iremos relatar alguns exemplos que podem ser usados, porém não são regra, até porque cada segmento é diferente um do outro.

Fique atento a todos os dados da página que você pretende colocar em prática ao realizar testes A/B, para que todas as mudanças sejam baseadas em uma hipótese real.

E não se esqueça de acompanhar TODAS as mudanças realizadas, para você não se perder!
As principais métricas para acompanhar no Google Analytics

Qual a sua importância

Nada melhor que esclarecer aquela dúvida do “será que vai dá certo?” que fica martelando na sua cabeça toda hora!

Com os testes A/B, independente de qual seja a linha de tráfego (landing page, newsletter, campanhas, blog…) ao alterar os elementos na página e realizar os determinados testes, você terá informações reais para então tomar as decisões certas.

Principais variáveis para testes

  1. Headlines
  2. Call-to-Action
  3. Imagens ou vídeos
  4. Oferta
  5. Formulários

Headlines ou títulos

Conceito

O títulos também chamados de headlines, são a promessa do seu conteúdo, já que é a primeira coisa que o leitor visualiza assim que entra na página.

Os testes A/B dos títulos são totalmente voltados para aquelas lojas que dispõem de uma estratégia de conteúdo (blog, ebook etc..)

Dados que podem ser alterados

  • Modelos de headlines,: Diversificar nos modelos, entre eles temos: comprovação; autoridade; facilidade; desejo; descoberta, números entre outros.

[Exemplo 1] Com Headline de comprovação: Finalmente encontramos um modo 100% garantido de aumentar as vendas da sua loja virtual!

[Exemplo 2] Sem Headline de comprovação: Aprenda a aumentar as vendas da sua loja virtual

  • Tamanho do título: Analise se o usuário que você pretende atrair, se identifica mais quando o título é grande ou pequeno.

[Exemplo 1] Título pequeno: Veja a melhor forma de aumentar suas conversões!

[Exemplo 2] Título grande: Veja agora mesmo como você pode aumentar as conversões da sua loja, sem perder muito tempo!

  • Usabilidade de caracteres especiais: Essa dica, é mais voltada para aquelas lojas que fazem suas divulgações em campanhas pagas.

Algumas pessoas usam de caracteres especiais nas descrições dos anúncios, como uma forma de chamar mais atenção.

  • Fazer perguntas: Títulos com perguntas geram “curiosidade”, isso faz com que as pessoas tenham interesse em saber do que o conteúdo se trata.

[Exemplo] Cansado de não aumentar o faturamento da sua loja virtual?

Call-to-Actions

Conceito

Também chamados de CTAs, são links ou botões em uma página que levam os usuários a realizarem ações, com a finalidade de direcioná-los para uma landing page.

Dados que podem ser alterados

  • Mudanças visuais: Variações com as cores, layout da página e formatos.
  • Chamada para ação: Diversifique entre frases como “Baixe agora”, “Acesse agora” “Ebook grátis” etc..

[Exemplo para teste 1]: Baixe agora o ebook com as principais ações a serem tomadas no seu e-commerce!

Imagens

Conceito

Toda e qualquer imagem da sua página faz diferença no comportamento que você quer que o usuário tenha no seu site.

Cada vez mais o formato de apresentação das imagens está se tornando referência, o instagram está ai para provar isso.

Dados que podem ser alterados

  • Imagens da visualização de produtos:  Se estão refletindo o produto real ou se estão com baixa qualidade
  • Banners: Faça testes com as fontes, cores e imagens

Formulários

Conceito

O formulários tem como objetivo captar os dados do usuário (nome, profissão, telefone) em troca do fornecimento de algo (ebook; webinar; descontos etc…)

Dados que podem ser alterados

  • Descrição: Faça testes entre uma mais longa e outra curta
  • Formulários: Faça variações de formulários no topo da página, ao invés do lado direito e vice-versa
  • Cores do fundo: Teste a confortabilidade da leitura,  se estão atrapalhando a leitura ou não
  • Informações solicitadas:  Faça variações com uma pequena extensão de informações ao invés de muitas

Principais ferramentas

Para que os testes A/B sejam realizados e analisados da melhor forma possível, é necessário usar de algumas ferramentas.

As principais e mais usadas no mercado são:

Google Analytics Experiments

Google Analytics Experiments é uma plataforma bem completa para realizar testes A/B, utilizando as próprias ferramentas Google.

Com ela, é possível testar até 10 versões completas de uma página da web, cada uma com sua URL própria.

RD Station

RD Station é uma plataforma completa de Marketing Digital.

Ainda está em fase de teste com uma funcionalidade beta para realizar testes A/B para Landing Pages e email Marketing, mas vale a pena conferir.

Unbounce

Unbounce permite construir, colocar no ar e testar landing pages responsivas, sem precisar entender de HTML.

A interface é fácil de usar, através dela, é possível alterar qualquer elemento da página.

VWO

Essa é uma das ferramentas mais simples para realizar testes A/B.

VWO tem maneiras simples de alterar títulos, botões, imagens e qualquer outro tipo de elemento que você queira testar.

A partir da alteração, é possível ficar de olho no número de cliques, inscrições ou conversões, seja qual for seu objetivo.

Conclusão

Aprendido e anotado tudo falado neste post?! Então está na hora de colocar em prática.

Boa sorte!

E para você que não sabe quais dados acompanhar na hora dos testes, aproveita que já está aqui e confere as 6 principais métricas de vendas usadas por empresas que cresceram muito e tenha ainda mais sucesso com sua loja!