Digitais Influencers: A fórmula mágica e poderosa de divulgação da sua marca

13/05/2019 Kalina Teixeira
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digitais influencers

Se você possui qualquer rede social, com certeza se depara diariamente com algum digital influencer, seja através de anúncios, publicações, vídeos, fotos e etc.

Os Influenciadores digitais são hoje em dia, uma das armas mais poderosas de divulgação de uma marca, isso porque além deles terem um número gigantesco de seguidores e curtidas reais, eles conseguem realmente influenciar pessoas.

Se você possui uma marca e ainda não pensou em “usar” os digitais influencers para divulgar e conectar sua marca com seus clientes, provavelmente você está perdendo muitas vendas.

Pensando nisso, continua lendo que eu te explico tudo sobre essa fórmula mágica, qual a importância deles para seu negócio, como escolher os influenciadores e como conseguir essas parcerias e muito mais.

O que são digitais influencers

digital influencer

São pessoas que conseguem influenciar outras, por meios de mídias e redes sociais.

Produzem diariamente conteúdos em seus canais de comunicação, conseguindo assim ter um grande número de fãs que interagem, confiam e amam seus conteúdos.

Os influenciadores digitais são formadores de opiniões, e tudo que eles postam, dizem e indicam tem uma grande tendência a ser muito acessado.

É exatamente aí onde entra as estratégias de marketing e vendas de muitas empresas, pois através dessa influência e sucesso, os influenciadores são frequentemente procurados por marcas para divulgarem seus produtos e serviços.

Quanto cobra um digital influencer

Essa é uma pergunta que infelizmente eu não tenho como te dá a resposta exata. Existem hoje no mercado muitos digitais influencers, alguns com milhões de seguidores e fãs, já outros com menos. Por isso não tenho como te dizer exatamente qual valor é cobrado, pois isso depende exclusivamente do influenciador(a) que você escolher para divulgar sua marca.

O preço dessas divulgações também ainda depende da plataforma que o influenciador fará a divulgação e também em como ela será feita.

Youtube

O Youtube comparado com outras mídias sociais, está entre os maiores cachês cobrados por influencers.

De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pela Revista Época Negócios, os youtubers digitais influencers aqui no Brasil, ganham em média entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por campanha no YouTube.

Óbvio que esses valores são para youtubers com um nome forte no mercado, contendo pelo menos 1 milhão de inscritos em seus canais.

Instagram

influenciadores digitais

O Instagram hoje em dia é uma das redes sociais com mais acessos do mundo, ganhando até mesmo do Facebook.

Os preços de divulgação dos digitais influencers no Instagram são bem variados, isso porque a rede vem crescendo exponencialmente, e todos os dias um novo digital influencer surge. Geralmente as cobranças são feitas de acordo com o número de seguidores REAIS que uma determinada pessoa tiver. Então basicamente, se você quer uma análise sincera, quanto mais seguidores, mais caro.

Um usuário com mais de 100 mil seguidores na rede pode receber entre 5 mil e 10 mil reais por anúncio patrocinado.

Para pequenas empresas, uma boa estratégia a ser usada no Instagram, é ir atrás de digitais influencers mais focados, que tenham um público mais específico, e consequentemente mais qualificado para sua marca.

Geralmente os influenciadores locais (que são da sua cidade ou pelo menos do mesmo estado) são mais acessíveis e cobram um valor bem menor ou até mesmo fazem a cobrança através de permuta – onde você oferece apenas produtos como forma de pagamento.

Outra coisa importante de citar é que os valores também dependem do tipo de publicação, se será uma postagem feita no Feed, stories, se terá alguma periodicidade e etc.

Se você quer saber mais sobre estratégias para Instagram, leia este conteúdo:

10 táticas para alavancar as vendas do seu ecommerce com o Instagram

Facebook e Twitter

Nas duas redes sociais, os publis posts feitos por digitais influencers são geralmente bem mais baratos do que os do Youtube e Instagram.

Em uma pesquisa feita pela A Bloglovin (agência de publicidade de Nova York) com 2.500 influenciadores digitais, constatou que 90% dos entrevistados cobram menos de US$ 250 por post no Facebook e 96% dos influenciadores cobram menos de US$ 100 por post.

Um valor relativamente bem mais em conta comparado com as outras duas mídias citadas mais acima, porém, com um número bem menor de alcance e resultados.

É válido testar, se sua empresa tiver um público que atua e está constantemente nessas redes sociais.

Como escolher um digital influencer

Público Alvo

Sem sombra de dúvidas o principal quesito para escolher um digital influencer para sua marca é: SEU PÚBLICO ALVO.

Você precisa antes de mais nada, estudar sua persona, entender que tipos de hábitos ela costuma ter e assim entender que tipo de digitais influencers sua persona segue, acompanha e é fã!

De nada vai adiantar você pagar 1 milhão para uma digital influencer que é super famosa com milhões de seguidores, se estes seguidores não forem qualificados para comprar de você.

Por isso, é primordial que você entenda quem é sua persona, e só assim, ir atrás de digitais influencers que possuem o seu público alvo como seguidoras.

O ideal é que você realmente investigue as redes sociais, e os canais de divulgação da influencer. Pesquise os seguidores, quem comenta, quem curte, as marcas que divulga, os locais que frequenta e etc. Só dessa forma, você conseguirá entender se realmente sua persona será atingida.

Preço

Saiba exatamente quanto você pode gastar. Se você tem um negócio mais consolidado, com algum tempo de mercado, com certeza deve ter total conhecimento sobre suas personas, então o ideal é investir em uma digital influencer com mais nome no mercado e que consiga te trazer um retorno grande.

Já se você possui um negócio que ainda está no começo, e ainda não tem muita certeza sobre diversos quesitos, o ideal é você testar! Buscar por influencers locais, que cobrem um valor menor e não te deixem no prejuízo, caso não gerem tanto retorno.

Você ainda pode também oferecer o pagamento em forma de permuta, onde você oferecerá seus produtos para a influencer em troca de sua divulgação.

Através de toda essa pesquisa, liste os principais digitais influencers que você encontrou, e entre em contato com eles.

Como entrar em contato com um digital influencer

Agora é a hora de entrar em contato com o influenciador digital. Geralmente a maioria deixa seu contato comercial em aparência, seja em seu blog, canal do youtube, instagram e etc. Em alguns casos, você terá que entrar em contato com a agência ou com o agenciador do influencer.

Primeiro contato

O primeiro contato com o influencer precisa ser claro, simples e o mais agradável possível.

Provavelmente o primeiro contato será através de email, então deixe bem claro: qual sua empresa, qual seu produto, qual seu público e liste os motivos pelos quais aquele influencer se encaixa com sua marca, cite os diferenciais da sua marca, deixe todas as informações necessárias e principalmente provas de que o que você vende é real e confiável.

Coloque as redes sociais da sua marca, o site, loja virtual, e tudo que possa convencê-lo a fechar essa parceria com você.

Já neste mesmo email também solicite o mídia kit do influenciador – material de divulgação do influenciador. E solicite também orçamentos, indicando claro, como você gostaria que funcionasse a parceria (quantas postagens, o tipo de postagem, em quais canais de divulgação e etc).

Contrato

Depois do 1º contato, não se preocupe se tiver um retorno negativo, isso significa menos dor de cabeça lá na frente, pois ele pode não se engajar com a sua marca ou realmente não ter o fit necessário para seu público.

Se o seu retorno for positivo, faça todos os tramites necessários, deixe claro quanto será pago e exatamente tudo o que foi combinado com o digital influencer através de um contrato.

Fortalecendo a parceria

  • Envie uma amostra do seu produto/serviço ao influenciador;
  • Ofereça algo para os seguidores do influenciador;
  • Não mande um roteiro. (no máximo um briefing dando as informações que você quer que o influencer cite, porém deixe que ele dê esta informação com a criatividade dele).

Mensuração de resultados

Como toda estratégia precisa ser mensurada, com os digitais influencers não poderia ser diferente. Você precisa analisar e ter com base em números, se aquele influencer digital esta trazendo o retorno esperado para sua marca.

  • Acompanhe os números de tráfego da sua loja, no período que o influencer fez a divulgação;
  • Faça uma lista de segmentações para visualizar os contatos vindos do canal do influenciador;
  • Monitore os números de engajamento nas suas mídias sociais (Não se preocupe tanto só com as curtidas, analise o crescimento de seguidores, comentários, compartilhamentos, cliques e etc);
  • Analise quantas pessoas utilizaram o cupom de desconto dado pelo influenciador;
  • E o principal, analise as VENDAS vindas diretamente pelo influenciador.

Com esses dados você conseguirá mensurar se este influenciador foi realmente uma boa parceria para sua loja ou não, se sim, você pode continuar firmando essa parceria e também terá consciência em seguir com novas parcerias com o mesmo perfil do influenciador anterior.

Agora depois dessas dicas, é mãos à obra. Te desejo sucesso com suas novas parcerias!

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