As vantagens competitivas do e-commerce de nicho

31/03/2016 Lahisla Vilar
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O e-commerce de nicho é a melhor opção para o pequeno empreendedor competir no mercado brasileiro, que está se tornando cada vez mais concorrido com o crescimento de 15% ao ano do comércio eletrônico.

No Brasil, é possível encontrar diversos nichos de mercado completamente diferentes para vender produtos na Internet e as vantagens do e-commerce de nicho são muito boas para as pequenas e médias lojas virtuais. Vou comentar as principais delas.

Diferenciação das grandes lojas virtuais

A primeira grande vantagem de focar a sua loja virtual em produtos para um determinado nicho de mercado é a diferenciação dos grandes players do mercado. Enquanto as maiores lojas virtuais do país vendem produtos de diversas categorias, o pequeno empreendedor pode se diferenciar focando em uma categoria só e em um nicho, o que permite à empresa se especializar nele e se tornar referência no mercado.

Melhor percepção do público

Uma grande loja virtual tem dificuldade de conhecer todos os seus públicos e identificar todos os diferentes perfis de cada um deles, pois são muitos. Já uma loja virtual de nicho consegue fazer isso com muito mais facilidade, pois está focada em apenas um público específico, conhecendo todos os detalhes das preferências e do comportamento de compra dessas pessoas.

Posicionamento preciso da marca

Atuando em apenas um nicho e conhecendo muito melhor o público do seu e-commerce, fica muito mais fácil posicionar a sua marca no mercado. Assim, as ações de marketing e de comunicação serão facilitadas e barateadas, havendo ainda mais vantagens na escolha por um nicho de mercado.

Economia com plataforma de e-commerce

Focando em um nicho, as necessidades da loja virtual se tornarão muito mais claras e precisas, o que vai facilitar a escolha da plataforma ideal. Em vez de gastar com uma plataforma robusta com inúmeras funcionalidades (muitas delas que você talvez nem precise), você pode economizar e escolher uma opção mais barata e que tenha apenas o que é importante para o nicho de mercado para o qual você vai vender.

>> Leia também: “O papel da plataforma no sucesso da sua loja virtual”

Economia com marketing digital

Com uma precisão muito maior do público que a loja virtual pretende alcançar, o e-commerce de nicho consegue economizar bastante com divulgação. A estratégia de marketing digital pode focar precisamente no público desejado, reduzindo os custos que teria caso tivesse que alcançar diversos perfis diferentes na Internet e, para isso, anunciar em muitos canais diferentes.

Fidelização mais eficiente

Um e-commerce de nicho tem uma concorrência muito menor do que uma grande loja virtual, portanto fica mais fácil para a pequena loja virtual focada em um único público fidelizar os seus clientes. A identificação das pessoas com a loja e com os produtos vendidos é muito maior, facilitando a criação de um relacionamento próximo e duradouro.

>>Leia também: “Fiz a primeira venda, e agora?”

Portanto, se você está querendo entrar no comércio eletrônico e é um pequeno ou médio empreendedor, existem diversos nichos de mercado esperando para serem explorados.

Planeje-se e boas vendas!