Vender online em Janeiro e fevereiro: um desafio difícil de superar?

25/04/2019 Sarah Patrício
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Chegado o final de ano, o que se percebe em geral é uma grande euforia natalina que precede em uma grande baixa de vendas online no período de janeiro e fevereiro.

Será esta uma realidade impossível de mudar? Vamos abordar neste conteúdo algumas estratégias pra te ajudar a continuar vendendo mesmo no começo do ano.

Em Setembro/Outubro

Analise os dados do ano anterior

Antes de qualquer coisa é necessário que você se programe meses antes para avaliar e documentar os resultados obtidos do ano anterior nos meses de janeiro e fevereiro.

Veja calmamente o que foi realizado (estratégias, promoções), como foi feito, o que não foi feito, porque não foi feito e o quanto foi investido.

Coloque em uma planilha ou da forma que achar melhor e ESTUDE todos esses dados.

Acredite, vai ficar mais fácil pra você entender o que deu de errado e o que já foi feito, para então não ser feito novamente.

Entenda o perfil da sua persona

Aqui você vai analisar a fundo sua persona!

Se você não tem sua persona criada, clique aqui

Responda as objeções do seu cliente e entre na cabeça dele ao máximo.

Listei abaixo algumas perguntinhas que podem ser feitas, mas é importante listar aquelas que tem mais a ver com o seu negócio e produto!

  • Ela estará trabalhando ou em casa com a família nesse período?
  • Estará no quarto assistindo netflix ou saindo com os amigos?
  • Vai viajar pra fora do País ou pra outro estado?
  • Estará de férias da escola ou da faculdade?
  • O local que ela estará nesse período terá acesso a internet ou não?

Fidelizar seus clientes

Em tempos difíceis de vender, quem estará mais propenso a continuar com o seu produto/serviço? O cliente mais antigo ou o cliente mais recente?

Com toda certeza, o cliente mais antigo, pois ele já comprou de você, conhece seus produtos e sabe das facilidades de compra!

Por isso nesse período faça mais perguntas ao seu próprio negócio. Entenda as características do seu produto/serviço e o que pode fazer para que seus clientes permaneçam fiel à sua marca.

Em Janeiro/Fevereiro

Faça divulgações agressivas

Vamos fazer um teste. Se você tivesse que escolher entre essas duas opções abaixo, qual você escolheria?

Opção 1: Cortar os custos, aumentar PROMOÇÕES e esperar que o tempo ruim passe.

Opção 2: Buscar novas oportunidades, melhorar as propostas e habilidades, destacar mais ainda os diferenciais e buscar coisas novas.

Se por algum motivo você escolheu a primeira opção, você só está fazendo a mesma coisa que os seus concorrentes fazem e ficando na mesma que eles, sem vender!

A maioria das empresas nesse período recuam e escolhem o caminho mais fácil e cortam os gastos nesse período! Por isso é tão bom a sua empresa atacar!

As empresas mal sabem que nesse período as plataformas de divulgações pagas estão mais baratas, pelo o simples fato de terem menos concorrentes investindo e bem menos anúncios pra você disputar!

Então não esqueça, seja agressivo em seus anúncios, no lugar de diminuir o investimento aumente sem medo, seja em anúncios do Google ADS ou do Facebook e instagram, faça vários testes de imagens e chamadas pois você está quase sozinho lá.

Adicione produtos relacionados

Venda algo DE VALOR para o seu cliente.

Ofereça produtos relacionados ao comprador com preços diferenciados e que traga valor para o cliente na hora de acrescentá-lo ao carrinho.

Trabalhe com Refinamento e Inteligência

Como nesse período as campanhas estão mais baratas você pode arriscar em direcionamentos mais “abertos”. Como por exemplo, lugares que a sua persona frequentaria ou assuntos de interesses pessoais dela.

Divulgue com antecedência

Se vai ser feito alguma promoção lembre-se de já começar a divulgar uma ou duas semanas antes, pra galera se preparar e ficar naquela expectativa.

Divulgue em suas redes sociais e coloque um banner bem chamativo na home da loja pra galera não se esquecer.

Estabeleça um prazo para o fim

É comum se manter determinados produtos do final de ano na loja e não tem problema nenhum fazer aquela velho “Queima de estoque” com algumas promoções, porém estabeleça um prazo para essa queima.

Assim você vai despertar um gatilho mental de urgência para que as pessoas possam comprar por impulso.

Aumente a vantagem do cartão de crédito

Os consumidores já deixaram evidente a preferência por cartões de crédito, e nessa época muitas pessoas ficam com pouco dinheiro sobrando por conta das compras do final de ano.

Esse é o momento perfeito de citar e destacar mais a possibilidade de compra pelo o cartão de crédito em grande quantidade de parcelamentos e a disponibilidade para cartões de várias bandeiras.

Seja destacando na bio do instagram ou até mesmo separando um post só falando disso, trate essa vantagem como “A Facilidade da loja” para com o cliente.

Use as Redes sociais

Não se esqueça de usar e abusar das suas redes sociais nesse período. Tem promoção? POSTA! Tem lançamento? POSTA, tanto no feed como nos stories.

Divulgue mas divulgue muito os seus produtos na sua principal rede social, não deixe passar a chance de incentivar seus clientes a consumir seu produto nesse período.

Vendas para os clientes fiéis

Mostrar que na sua loja clientes antigos são sempre bem-vindos e até possuem condições e descontos especiais, é SUCESSO!

Esse é o momento ideal de resgatar aquela lista dos clientes fiéis e se relacionar com eles.

Seja por email ou telefone, entre em contato com seus clientes antigos e ofereça algo exclusivo pra ele que será difícil de recusar.

Ofereça um desconto em boleto

Apesar da preferência dos usuários por cartões de crédito e seus parcelamentos, é sempre bom que a loja esteja apta em todos as formas de pagamento, inclusive boleto.

5%, 10%, 20% ou até 30% de desconto no boleto é muita coisa. Mas, não esqueça do seu lucro, não é porque são meses difíceis que você tem que sair perdendo dinheiro.

Atenção nos abandonos de carrinho

Isso é muito importante! Fique atento às pessoas que abandonaram o carrinho na loja em novembro e dezembro e não voltaram pra finalizar a compra.

Essas pessoas são muito importantes e alvo fáceis pra finalizar a compra, já que ela passou por todo o processo de compra. Você esquecer dessas pessoas, é perder dinheiro!

Dica bônus:

Para atingir as pessoas que abandonaram o carrinho você pode utilizar as campanhas pagas como o Facebook ADS e Google ADS.

Logo abaixo trago algumas dicas de como colocar em prática essa estratégia através do Gerenciador do Facebook ADS.

  • Crie um público no gerenciador do facebook só de pessoas que abandonaram o carrinho nos último 60 dias!
  • Depois crie 3 públicos diferentes que abandonaram o carrinho para cada categoria principal da loja, da seguinte forma:

Público de pessoas que abandonaram o carrinho da categoria 1

Público de pessoas que abandonaram o carrinho da categoria 2

Público de pessoas que abandonaram o carrinho da categoria 3

  • Depois crie um anúncio institucional e divulgue para o primeiro público já criado, de “pessoas que abandonaram o carrinho nos último 60 dias”
  • Depois você vai criar um anúncio em carrossel com os principais produtos de cada categoria escolhida e divulgar para seu respectivo “público de pessoas que abandonaram o carrinho”.

Mensure os resultados

Acreditamos que usando de todas essas estratégias citadas acima, vai ficar mais fácil sua loja virtual continuar vendendo mesmo nesses meses.

Como tudo no e-commerce e no marketing digital, é muito importante que você mensure TODOS os resultados obtidos assim como todos os fracassos.

Documente tudo o que foi realizado e o que não foi possível realizar para servir de passo-a-passo para o próximos anos. Boa sorte!

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