Você está preparado para vender no mobile?

16/12/2015
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Mobile Commerce

Você já percebeu que o Google identifica sites “mobile-friendly” (adaptados para visualização em celulares e tablets) nos resultados de sua busca? Pois é, o buscador mais usado do Brasil está privilegiando sites que sejam adaptados para a navegação por meio de dispositivos móveis nos seus resultados e isso é um grande indicativo de que você tem que ter uma loja virtual “mobile-friendly”.

Além de facilitar para o usuário encontrar a sua loja virtual, o acesso via mobile é uma opção confortável para a compra imediata, já que o consumidor vai ser direcionado para uma página que está pronta para finalizar a transação. A navegação pelo smartphone e tablet geralmente é feita em momentos de lazer e não de trabalho, o que pode ser um passo para compras por impulso. Por isso as principais categorias do m-commerce ou mobile commerce são Cosméticos e Perfumaria, Cuidados Pessoais e Saúde, com 16,2% da preferência total, e Moda e Acessórios, que representa 14,4% das compras realizadas em 2014, segundo a pesquisa da E-bit.

De acordo com o 31º relatório Webshoppers, da E-bit, as compras via mobile representaram 9,7% do volume de transações no e-commerce em 2014. Esse número só tende a aumentar, pois o número de usuários de smartphones e tablets só aumenta no país, incluindo cada vez mais pessoas no mercado digital.

Ser encontrado e participar de um mercado que só cresce: precisa de mais algum motivo pra você se convencer de que a sua loja virtual precisa ter uma boa navegação mobile? Então o próximo passo é se preparar para vender no m-commerce. Aqui vão algumas dicas.

Não erre na finalização da compra
Os erros mais comuns nas versões mobile de uma loja virtual têm a ver com o preenchimento de dados, como quantidade de produtos no carrinho, endereço, etc. Além disso, a geração de boletos também costuma apresentar erros, impedindo a finalização da compra pelo usuário. Evite a todo custo errar nessa última etapa da compra, pois o cliente não voltará uma segunda vez.

Escolha a melhor opção de m-commerce pra você
A sua loja virtual pode ser desenvolvida para dispositivos móveis de três formas: um aplicativo, que o usuário baixa e instala no smartphone ou tablet; um site móvel, que é uma segunda versão da sua loja virtual exibida apenas quando ela é acessada via mobile; e o site responsivo, onde a loja virtual é desenvolvida de forma que o design dela se adapta a diferentes tamanhos de tela. A recomendação dos especialistas é que seja criado um aplicativo da loja quando os usuários compram seus produtos com uma frequência mais alta. Já entre o site móvel e o site responsivo, dê preferência para o responsivo, que se adapta bem aos diversos tamanhos de tela de smartphones e tablets disponíveis no mercado.

Escolha uma boa plataforma
Algumas plataformas facilitam o desenvolvimento da versão mobile da sua loja virtual. O Magento, por exemplo, facilita o design e a otimização do site para o m-commerce.

O m-commerce está ganhando cada vez mais espaço. Esteja preparado. Planeje-se e boas vendas!