5 formas de aumentar suas vendas com a internet

Por Lucas Lopes

6 de junho de 2023

Sumário

Se você já faz vendas online através de suas redes sociais, marketplaces, clube de compras entre outras formas de estar inserido no mercado digital, já percebeu que é um mercado muito promissor e cheio de estratégias.

Se você é expert nesse assunto, nem precisa continuar a ler. Mas se você ainda tá querendo entender as melhores formas para aumentar suas vendas, esse post é realmente para você.

Para ter boas vendas online você vai precisar de muito esforço e dedicação, pois dinheiro não cai do céu e muito menos por milagre.

E é sobre esses esforços que falaremos nesse artigo, vou te ajudar com algumas táticas básicas, aquelas que você não pode deixar de saber e que farão você aumentar disparado as vendas da sua empresa.

1. Anúncios

Uma das formas mais rápidas e eficazes de conseguir fazer vendas na internet são através de Anúncios.

Vantagens

  • Segmentação

Com os anúncios na internet você poderá segmentar o público que irá recebê-lo, tendo bem mais chances de vender, pois o seu anúncio só irá ser exibido para pessoas que tem interesse pelo que você está anunciando.

  • Alcance

Com os anúncios na internet você terá um alcance muito maior de pessoas interessadas no seu produto. Esse alcance é maior justamente porque todos os seus clientes provavelmente se encontram em Redes Sociais como Facebook e Instagram, ou fazem pesquisas diárias no Google. (mais pra baixo falaremos mais especificamente sobre os anúncios nessas ferramentas)

  • Rapidez

Em 1 mês ou até menos que isso – se seus anúncios forem bem segmentados – você provavelmente terá vendas imediatas, pois uma das vantagens dos anúncios na internet é justamente a entrega rápida de bons resultados, acelerando o contato dos usuários com seu produto/serviço através de suas buscas na internet ou através de seus perfis.

  • Custos acessíveis

Qualquer empresa pode anunciar online. Existem diversas modalidades de anúncios, onde você pode escolher pagar por cliques ou por visualizações de anúncios, dessa forma os anúncios irão de acordo com a quantia que você pretende/pode investir.

Se você quiser investir um orçamento muito baixo, como por exemplo, R$ 1,00 por dia, você poderá fazer isso.

  • Mensuração

Será através de ferramentas que você fará estes anúncios, você também conseguirá medir todas as variáveis do seu anúncio, quantas pessoas foram alcançadas, quantos cliques tiveram, até mesmo os dias e horários que as conversões aconteceram, entre outras diversas formas de mensurações.

Ferramentas

Existem diversas ferramentas que fazem venda de anúncios, contanto as principais e mais conhecidas mundialmente são o Google Adwords e Facebook Ads.

Google Adwords

Google Adwords é uma ferramenta que o Google oferece para quem quer anunciar e expor sua marca nos resultados do Google.

É uma estratégia muito válida se sua persona for do tipo que vive no Google para pesquisar sobre qualquer coisa. Com uma campanha bem planejada você poderá gerar bastante retorno para sua marca.

Como Funciona

Existem dois tipos de campanhas para se trabalhar no Google Adwords:

  • REDE DE PESQUISA

Exibe anúncios nas páginas de resultados do Google.

  • REDE DE DISPLAY

Exibe anúncios em forma de banner em sites e blogs parceiros do Google. A ideia aqui é tentar entender onde seu público navega e criar banners que apareçam nesses locais estratégicos.

Facebook Ads

Facebook Ads é uma ferramenta que te permite exibir anúncios dentro do Facebook e Instagram.

É uma ferramenta que permite criar diversas formas de objetivos e segmentações para as campanhas. Podendo ter um resultado mais assertivo do que por exemplo, os anúncios no Google Adwords (tudo vai depender das suas personas e em quais canais elas costumam interagir).

Os anúncios no Facebook Ads podem ser mais atrativos por estarem em redes sociais, que geralmente sua persona olha diariamente e por principalmente conseguir ter uma segmentação mais eficaz, buscando realmente mostrar seu anúncio apenas para as pessoas que você definiu.

2. Email Marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas nas empresas, pois o público em geral com certeza se encontra nessa ferramenta, e por lá também tem como conquistá-los e se relacionar bem com eles.

Para o e-mail marketing começar, você precisa primeiro ter uma base de contatos, uma lista com cada contato que converte ou faz qualquer ação que demonstre interesse no seu produto.

Entenda que o Email Marketing não funciona de forma intrusiva como os email de publicidade que algumas empresas costumam mandar. Pelo contrário, o email marketing tem uma linguagem permissiva e agradável, onde os usuários fazem questão de receber, ler e fazer alguma ação através dele.

3. Redes sociais

As redes sociais tem poder, muito poder! E elas tem todo esse poder justamente pela facilidade em criar relacionamentos.

Para as empresas, estar nessas redes sociais é imprescindível, pois será através delas que você conseguirá ter um contato mais próximo com seus clientes, percebendo como ele se comporta, podendo se comunicar com ele, interagir, e principalmente buscando entender suas reações para conseguir cada vez mais fazer com que ele seja seu fã.

Principais Redes sociais

Existem diversos tipos de redes sociais, cada uma entregando diversos tipos de funções e também cada uma com seus devidos públicos.

Por isso a maior importância de você estabelecer uma estratégia para essas redes sociais é você conseguir identificar em qual delas sua persona tem mais presença e começar a se comunicar com ela por lá.

Facebook

O facebook representa 90% das pessoas que têm acesso à internet. Esses foram dados que a própria plataforma divulgou.

Por isso ainda costuma ser o preferido entre os empresários e empreendedores, pois é uma rede social que possui um público totalmente abrangente, para todas as faixas etárias, preferências, comportamentos e hábitos.

O facebook é uma rede social de conteúdo, milhares de conteúdos são postados diariamente, sejam eles artigos longos ou curtos, vídeos, fotos, eventos e etc.

O essencial para uma estratégia no Facebook é oferecer para seus clientes conteúdos que sejam de seu total interesse e que principalmente tenham um bom título, para que assim eles façam questão de ler o que você está postando ou também em clicar nos links que você posta.

Instagram

O instagram segue o mesmo ritmo do Facebook, crescendo disparadamente o número de usuários em meses.

O instagram é uma rede social que contém apenas reprodução de fotos e vídeo curtos e também com transmissões ao vivo.

Um dos pontos fortes no instagram são os Stories, onde a maioria utiliza para postar seu dia-a-dia, o que é essencial para empresas terem um relacionamento ainda mais íntimo com seus clientes.

Por isso, uma boa estratégia no instagram é investir no apelo visual, pense na qualidade de suas fotos e em conteúdos que não sejam tão cansativos. Tente atrair a atenção dos seus usuários e se destacar no feed deles.

Youtube

O Youtube é uma rede social com foco total em compartilhamento de vídeos e possui mais de bilhões de usuários, responsáveis pelo consumo de bilhões de horas de vídeos todos os dias.

A maioria das empresas utilizam do Youtube para produzir vídeos institucionais, ou a respeito de seus produtos, ou também com campanhas pagas, que são feitas através do Google Adwords.

Pensar em uma estratégia com produção de conteúdo em vídeo já é uma grande aposta de muitos e cresce em cada dia que passa, a estimativa é de que até 2019, 80% do tráfego da internet no mundo inteiro será destinado para consumo de conteúdos em vídeo.

Por isso é super relevante você inserir essa estratégia dentro do seu plano de marketing digital, acompanhando esse crescimento e principalmente crescendo junto e não ficando para trás.

4. Blog

Tenha um blog para sua empresa. Com um blog você poderá impactar sua persona em diversos momentos, agregando muito mais valor a sua marca e ajudando com suas vendas. Quanto mais BONS conteúdos você tiver, mais autoridade sua marca terá no mundo online.

Com esses conteúdos você poderá conseguir fisgar sua persona em todas as suas fases da jornada de compra, fazendo com que ela se relacione com sua empresa, ganhe confiança e se torne sua fã.

O que seria um bom conteúdo:

  • Conteúdo planejado: Planeje seu conteúdo, pesquise sobre o assunto, veja referências, palavras chaves e etc.
  • Conteúdo com um objetivo: Sempre tenha um objetivo para seu conteúdo, não faça eles sem ter algum sentido. O que você precisa no momento? Atrair clientes? Então faça conteúdos para pessoas que ainda não são seus clientes e assim sucessivamente.
  • Conteúdo para as personas: Faça seu conteúdo com base nas suas personas, entenda quem são elas, o que elas gostam de ler e fazer, qual suas dores e dificuldades, e principalmente como funciona sua jornada de compra, vai ser a partir daí que você pensará no melhor conteúdo para entregar para ela, tendo a chance de ser bem mais assertivo.

*Alinhado com a jornada de compra da sua persona faça uma estratégia baseada em um Funil de vendas, assim ficará bem mais fácil saber que tipo de conteúdo deve ser entregue para cada fase da Jornada. 

5. Tenha uma Loja virtual

O e-commerce nos dias de hoje já deixou de ser apenas um canal estratégico para ter mais vendas, ter uma loja virtual já é uma obrigação para não perder clientes e fechar as portas.

São muitos os motivos para você querer ter uma loja virtual:

Alcance

Uma loja virtual quebra todas as barreiras físicas e permite você alcançar muito mais pessoas que sua loja física nunca poderia alcançar, vendendo para pessoas dentro e fora do seu estado e até mesmo país.

Investimento menor

Quando o empreendedor pensa em crescer a primeira coisa que vem a cabeça é abrir uma filial. Com certeza é uma estratégia perfeita mas é para poucos, pois o custo de abrir uma loja física é alto.

Abrindo uma loja virtual você se livra de vários custos como:

  • Aluguel de imóvel;
  • Vendedores;
  • Alguns impostos;
  • Móveis;
  • Decoração;
  • Limpeza;
  • Energia;
  • A tia do café;

Criar uma loja virtual tem seus custos sim, porém você encontra opções de plataforma de todos os valores, basta pesquisar uma que cabe no seu bolso.

Aberto 24 horas

Com uma loja física isso é impossível, já com uma loja virtual é um fato, seus clientes vão poder visitar sua loja e efetuar compras de qualquer lugar e em qualquer horário.

Isso conta como um dos maiores diferenciais em investir em um e-commerce, pois as pessoas não precisam se preocupar se sua loja estará fechada em certo horário ou se amanhã é feriado, qualquer hora é hora para fazer uma compra.

Estratégias

Todas as estratégias citadas nesse texto são mais viáveis com uma loja virtual. Ter uma loja virtual é imensamente mais fácil na hora de divulgar seus produtos, considerando o fato que você terá uma página totalmente destinada para receber a compra do seu cliente.

Por exemplo, seu cliente em potencial ver seu anúncio através da mídia de display do Google Adwords como banner, a partir do momento que o cliente clicar, você poderá definir a página de destino, que pode ser a página com as principais ofertas ou as novidades do mês, uma página que você poderá otimizá-la ao máximo para convencer seu cliente a comprar.

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