Técnicas de SEO – Guia Completo para alcançar os primeiros lugares no Google

14/03/2018 Sarah Patrício
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Resumo da tática

  • O que é SEO
  • Indexação do Google
  • Palavras-chave
  • Técnicas de SEO
  • Números do Analytics
  • Conclusão

O que é SEO

Talvez você já tenha uma loja virtual e deve estar se perguntando:

Como eu faço para estar nos primeiros lugares do Google e receber muitas visitas?

Foi exatamente essa pergunta, que fez alguns profissionais de marketing criarem um conceito chamado SEO (Search Engine Optimization), que em português significa “otimização para mecanismos de buscas”

As técnicas de SEO são qualificadas por um conjunto de estratégias a fim de melhorar o posicionamento de um site no Google.

“Para conseguir um bom posicionamento no Google, é preciso muito mais do que só publicar seu site na internet. É necessário investir!”

Indexação do Google

Antes de partirmos para as estratégias, é importante entender a ordenação das buscas no Google.

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Os anúncios pagos, que estão dentro da caixa vermelha, na grande maioria das vezes ficam posicionados nas primeiras posições.

Esses sites estão pagando um CPC (custo por clique) para estarem nessas posições através de uma ferramenta de divulgação, o Google AdWords.

Já os sites dentro da caixa AZUL são os conhecidos “orgânicos” que estão posicionados por serem considerados relevantes pelo o Google, e melhor, sem pagar nada!

“É exatamente nessas posições, que o seu site pode estar se você colocar em prática todas as técnicas de SEO que serão abordadas aqui”

Palavras-chave

As palavras-chave são o meio pelo qual você consegue encontrar qualquer informação no Google.

Elas são peças fundamentais para o seu site ser encontrado pelas pessoas certas e no momento certo.

O Google leva em consideração: Relevância; Volume; Quantidade de repetição da palavra no site e principalmente se ela está de acordo com o conteúdo.

Por conta disso, é muito importante usar as ferramentas certas para fazer um planejamento das palavras-chave que são realmente relevantes para seu negócio.

Técnicas de SEO

Otimização On Page

A otimização On Page, é realizada dentro da página. Para o Google posicionar um site, ele precisa avaliar fatores muito importantes, são eles:

Título da página

O título da página, é a primeira coisa que o visitante verá ao chegar na página de destino.

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Se o seu título não retratar exatamente o que o usuário busca, a taxa de rejeição do seu site cresce, aumentando a desaprovação do Google em te posicionar.

Por isso, fique atento ao definir o título do seu conteúdo, seja persuasivo e verdadeiro.

Tag Title

A Tag Title é uma propriedade do código HTML, identificada por meio da frase que aparece em cima do navegador e na página de resultados do Google.

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Em termos de SEO, a tag title da página é o elemento mais importante para a otimização On Page.

Sites que usam palavras como “Home” ou “Página inicial” como título, dificilmente estarão bem posicionados ou serão encontrados pelo os usuários.

Meta description

É aquele texto que aparece logo abaixo da Tag Title.

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Ela não está diretamente ligada ao fator de ranqueamento ou posicionamento na página!

Porém, possui uma função essencial para o usuário entender o conteúdo abordado assim que ele for direcionado para a página.

Por conta disso, você deve ficar atento aos seguintes pontos:

  • Deixá-la curiosa e informativa para o usuário
  • Adicionar call-to-action como: “Acesse aqui”
  • Adicionar a palavra-chave que você definiu para a página
  • Disponibilizar informações VERDADEIRAS

URL

Para as URLs recomenda-se que sejam descritivas, tenham relações com o título da página e estejam com a palavra-chave inserida.

Usando de todos esses fatores, temos o que chamamos de “URL amigável

Um exemplo:

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Subtítulos ou Heading

Os subtítulos ou headings são identificados através do código do seu site e variam entre 1 ao 6.

São peças fundamentais para o Google distinguir as informações mais importantes das menos importantes, conforme a hierarquia e estruturação da página.

Dentro de um conteúdo terá que ser exibido um subtítulo em evidência, tratado por H1.

O restante dos outros subtítulos, menores que o H1, se dividem entre o H2 até o H6

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Dicas importantes

  • Se possível, colocar a palavra-chave em H1 ou H2;
  • No mínimo, usar headings H1, H2 e H3
  • Usar o H4 para uma citação; bônus ou pergunta de impacto

Imagens

Sempre que você incluir uma nova imagem na loja, defina um padrão de renomeação, padrão esse com o nome do produto e nome da sua marca separando-as com o traço (-).

Digamos que você está abrindo uma loja de roupas femininas chamada “Exemplo”, e você está cadastrando uma camiseta.

O nome da imagem poderia ser: camiseta-feminina-exemplo

Essa é uma ótima oportunidade de aproveitar a indexação de imagens do Google a fim de conquistar uma área de exposição no Google.

Veja também: SEO básico para o cadastro de produtos na loja virtual

Conteúdos

O conteúdo da página de destino também precisa estar de acordo com as diretrizes do Google, para isso, é importante ficar atento às seguintes dicas:

  • Repetir a palavra-chave no conteúdo de forma que não fique tão repetitivo para o leitor
  • Negritar as informações mais importantes para ajudar no escaneamento do usuário ao entrar na página
  • Ser direto no H1 e H2
  • Quantidade mínima de 1.000 palavras por conteúdo
  • Não inserir parágrafos extensos, com no mínimo 3 linhas
  • Utilizar palavras-chave de cauda longa

Otimização Off Page

A otimização Off Page compõem-se de técnicas feitas fora do site.

Está ligada à autoridade da página para o Google. Por conta dessa autoridade, é importante que a sua página seja recomendada, ou seja, tenha links apontados para ela.

“Quanto mais as pessoas falam do site mais credibilidade você tem para o Google”

Isso influencia tanto na compreensão do Google, como no aumento da taxa de conversão e cliques.

O principal fator Off Page é:

Link Building

O Link Building atua com indicações, ou seja, quanto mais você for citado em outros sites mais o Google te posicionará como autoridade.

É importante destacar que quanto maior a relevância do site que você foi citado, maior a autoridade do seu site.

Essa relevância está ligada a conteúdos de qualidade, tempo de domínio e reconhecimento da marca que está te linkando.

Porém, se o link que você foi citado não tiver semelhanças com o conteúdo da sua página, não valerá de nada.

Analytics

Você já ouviu falar do Google Analytics?

É uma ferramenta gratuita do próprio Google, que disponibiliza os números do site como: ticket médio; visitas; cliques no link; CPA; ROI entre outras.

Ficar atento a esses e outros números, é fundamental para acompanhar se a estratégia de SEO colocada em prática, está dando certo.

Veja aqui: Principais métricas do Google Analytics

Conclusão

Você deve ter percebido que colocar em prática todas as técnicas de SEO, não é um trabalho tão simples.

Porém, é uma estratégia essencial para gerar a visibilidade no seu site.

Ainda com dúvidas? Pois confere só esse vídeo que nosso diretor Bruno preparou!