7 estratégias de marketing digital para atrair novos clientes para sua loja virtual

22/06/2020
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Esse artigo foi escrito por Marina Lima, Redatora na TrendsZone.

estratégias de marketing digital

Embora certamente pague grandes dividendos para se concentrar em manter sua base de clientes e aumentar a fidelidade à marca, atrair novos clientes é uma parte essencial do desenvolvimento de seus negócios.

Mas como exatamente você deve encontrar novos clientes? Quais estratégias de marketing digital você deve implementar? É fácil aumentar sua base de clientes?

Neste artigo, separamos 7 maneiras de atrair novos clientes para sua loja virtual, para que você possa continuar aumentando suas vendas e expandindo seus negócios.

1 – Desenvolva personas de comprador em dados reais para alcançar novos clientes

Para atrair novos clientes, você precisa saber exatamente quem você está segmentando. As personas de compradores podem fornecer um enorme valor e insight para o seu negócio.

Você não apenas pode adaptar melhor as estratégias de marketing de conteúdo, como também ajuda sua equipe a desenvolver uma compreensão muito mais profunda das necessidades dos clientes e como resolvê-las.

As personas ajudam você a atrair os clientes que procura – aqueles clientes em potencial com maior probabilidade de conversão e que se beneficiarão mais com seus produtos.

Então, o que exatamente se passa na persona de um comprador?

  • Dados demográficos padrão;
  • Necessidades;
  • Pontos de dor;
  • Metas;
  • Traços ou qualidades que desencadeiam compras;
  • Mapas de empatia.

Todos esses elementos podem ajudá-lo a otimizar e fortalecer suas estratégias de marketing, tornando-as muito mais direcionadas e personalizadas.

Dados demográficos padrão são fatores como idade, sexo, localização e cargo.

As necessidades do cliente são o que os compradores desejam, precisam ou esperam nos produtos que procuram. Por exemplo, alguém que lê ficção científica em casa terá necessidades diferentes de alguém que lê romances em movimento.

Os pontos problemáticos são os problemas que seu público-alvo alvo está enfrentando antes de comprar seus produtos. São dores de cabeça e frustrações que precisam ser consertadas.

Metas são o que seus clientes desejam alcançar como resultado da compra de seu produto. Se você vende materiais de arte, talvez o objetivo seja pintar uma imagem para dar a um amigo ou apoiar os negócios de um artista independente.

Os mapas de empatia realmente ajudam a entrar na mentalidade do seu público-alvo. Eles cobrem o que veem, pensam, sentem e fazem antes de concluir uma compra com sua empresa.

Como resultado da cobertura de todos esses dados, você estará muito melhor equipado para oferecer campanhas de marketing superiores que levam à aquisição de clientes e aumentam suas vendas.

Você precisa criar de três a cinco personas de compradores, dependendo do tamanho da sua empresa e dos produtos que vende – grandes o suficiente para cobrir a maioria de seus clientes, mas pequenos o suficiente para permanecerem específicos.

Como você coleta dados de clientes?

  • Pesquisa de mercado (conversas em primeira mão, entrevistas, grupos, pesquisas on-line);
  • Dados demográficos do Google Analytics;
  • Dados demográficos da análise de mídia social;
  • Tendências generalizadas extraídas dos bancos de dados do cliente;
  • Pesquisa de mercado de terceiros e dados demográficos.

Ao desenvolver uma compreensão muito mais profunda do seu público-alvo, é mais provável que você atraia novos clientes e aumente seus números de vendas.

2 – Faça bom uso das redes sociais

Todas as mídias online que você pode usar para alavancar seus negócios valem a pena. Atualmente, é quase impossível encontrar uma pessoa que não possui uma rede social.

Você precisa estar presente e fazer uso das redes sociais da sua empresa estrategicamente. Dependendo do seu tipo de negócio, você precisa analisar as redes como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest, entre outras.

Para usá-las corretamente, você precisa definir os objetivos do seu negócio e depois conhecer o seu público-alvo em cada uma das redes sociais. Crie perfis para sua loja e procure participar de grupos de discussões para conhecer seu mercado.

Depois de entender cada rede social, crie uma estratégia e atualize frequentemente suas páginas com conteúdos relevantes para manter seus clientes fiéis sempre acompanhando as novidades da sua loja e também para atrair novos em potencial.

Use fotos de qualidade de seus produtos, ofereça dicas e incentive os clientes a expor suas opiniões sobre seus produtos, isso aumentará a credibilidade de sua loja virtual e atrairá um público que se interessa pelos seus produtos.

3 – Ofereça frete grátis

Uma estratégia de vendas amplamente usada são as promoções. Muitas lojas definem um valor mínimo para compras em sua loja online, para que você não sofra perdas, ofereça frete grátis como forma de promoção aos seus clientes.

Você também pode fazer isso com valores um pouco mais baixos para os clientes que estão fazendo sua primeira compra em sua empresa.

4 – Estabeleça prazos para o envio de suas mercadorias

Uma das maiores reclamações dos clientes que compram em lojas virtuais é o atraso na chegada dos produtos. Portanto, independentemente dos prazos possíveis para sua empresa, apresente claramente aos seus clientes para evitar dúvidas e reclamações.

Feito isso, se esforce para entregar os produtos antes do prazo, para que seus clientes se sintam mais satisfeitos com seus produtos e felizes com a sua loja.

5 – Faça com que seus clientes avaliem seus produtos e sua loja online

É possível, como estratégia, gerar mais credibilidade à sua loja, fazer com que seus clientes fiéis avaliem seus produtos, dando uma nota e contando sua experiência como compradores em sua loja.

Crie um sistema no seu site para isso, é bem simples: você também pode usar redes sociais como o Facebook, onde os clientes podem anotar sua página de negócios e comentar a experiência que tiveram com sua loja.

Esse “boca a boca” virtual gera mais confiança nos clientes em potencial que acabaram de conhecer seu site e ainda estão em dúvida sobre a compra de produtos em sua loja.

6 – Faça um concurso ou oferta para aumentar sua base de clientes

Uma das maneiras mais eficazes de alertar novos clientes em potencial para o seu negócio é organizando um concurso ou brinde nas mídias sociais. As competições são ótimas para aumentar o engajamento online, inspirando seu público a alcançar e se envolver com sua marca.

Eles também são uma maneira bacana de aumentar sua lista de emails em troca da promessa de uma recompensa. É preciso dizer que é improvável que as próprias competições gerem novos clientes para o seu negócio – o verdadeiro trabalho começa depois que ele termina.

Segmente os participantes da competição em uma campanha de marketing por e-mail e envie emails personalizados agradecendo a participação deles.

No e-mail, ofereça um desconto substancial, frete grátis ou outro incentivo com a primeira compra da sua empresa. No mínimo, isso incentivará os compradores online a navegar no seu site.

7 – Envolver-se em marketing de influência para conquistar novos clientes

Influenciadores são pessoas com poder de influenciar as decisões de compra de outras pessoas. Eles geralmente são encontrados em uma plataforma de mídia social com seguidores altamente engajados.

O marketing de influenciadores é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca, aumentar as vendas e conquistar novos clientes. De fato, 94% dos profissionais de marketing usam a tática porque gera 11x mais ROI do que os canais de marketing digital tradicionais.

O envolvimento com os influenciadores certos pode ter efeitos extremamente positivos para a sua marca. Você deve ter como alvo aqueles com um número de seguidores suficientemente grande e com um bom envolvimento, que demonstrem claramente que eles se encaixam perfeitamente ao seu negócio e têm um público com a mesma opinião.

Por exemplo, se você vende jóias feitas de forma ética, é mais provável que sejam os blogueiros éticos com os mesmos valores da sua empresa – não os influenciadores da moda rápida que têm seguidores que priorizam o preço, a qualidade e a longevidade.

Trabalhe no desenvolvimento de relacionamentos orgânicos com influenciadores primeiro, em vez de ir direto para a publicidade paga. Dessa forma, você pode testar e ver como ele responde e se envolve com sua marca naturalmente.

Comente em seus blogs e postagens de mídia social. Considere compartilhar o conteúdo dele em seus próprios perfis de mídia social para mostrar que você tem interesse no que eles estão fazendo.

O desenvolvimento de seus relacionamentos com influenciadores deve torná-los muito mais benéficos para os seus negócios a longo prazo – em vez de uma transação puramente financeira em troca de um post único nas mídias sociais.

Por fim, os melhores influenciadores são aqueles que atuam como mini-embaixadores da marca e têm o prazer de promover sua marca porque eles realmente apoiam e gostam de seus negócios e produtos.

Obviamente, isso não significa dizer que não haverá dinheiro envolvido em algum momento, mas se você deseja que sua estratégia de marketing para sua loja virtual seja eficaz, precisa direcionar influenciadores que tenham seguidores que também estarão interessados em sua estratégia.

 

Esse artigo foi escrito por Marina Lima, Redatora na TrendsZone.